Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Planalto Norte vai ter campo de experimentação no âmbito do projecto sobre sistemas agro-florestais

Porto Novo, 22 Mai (Inforpress) – O Planalto Norte, no município do Porto Novo, vai dispor de um campo de experimentação onde serão testadas inovações agro-ecológicas e experiências na captação de água de nevoeiro, no âmbito do projecto sobre sistemas agro-florestais.

O projecto sobre sistemas agro-florestais, que está a ser implementado em Santo Antão pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), tem a duração de 20 meses e prevê ainda a criação de um viveiro nesse planalto e a capacitação dos criadores de gado, com vista a tirarem maior rendimento da sua actividade.

Existem no Planalto Norte, segundo uma nota desta associação portuguesa, 36 criadores de gado, produtores de queijo, que têm deparado, nos últimos anos, com falta de água, uma dificuldade entretanto ultrapassada, temporariamente, já que a associação de desenvolvimento da localidade disponibilizou, nos últimos tempos, a água retida nas cisternas comunitárias durante as chuvas ocorridas em Setembro 2020.

Além disso, os criadores enfrentam dificuldades para alimentar os rebanhos e estão ainda desprovidos de recursos técnicos e financeiros, de acordo com informação avançada pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, que actua em Santo Antão há mais de duas décadas.  

O projecto, conforme ainda esta organização não-governamental portuguesa, está a ser implementado nos Planaltos Norte e Leste de Santo Antão, tendo como propósito reorientar a produção agrícola para sistemas de produção alimentar inteligentes face ao clima, a melhoria  da qualidade de vida das populações rurais através do aumento da produtividade agrícola e combater a desertificação, através de técnicas agro-ecológicas.  

Este projecto se enquadra na iniciativa GCCA+ West Africa (GCCA+ AO), financiada pela União Europeia no âmbito do programa Intra ACP da iniciativa “Global Alliance against Climate Change Plus” (GCCA +), implementado pela Expertise France, sob a liderança política e institucional da CEDEAO.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos