Porto Novo: Planalto Norte recebe levantamento sobre segurança alimentar das populações

Porto Novo, 24 Jun (Inforpress) – O Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, recebeu, nos últimos dias, um levantamento sócio-económico com o propósito de conhecer as condições de acesso à água e de segurança alimentar e nutricional das populações.

O inquérito esteve a cargo de uma equipa multidisciplinar composta pelos técnicos do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (poser), da Câmara Municipal do Porto Novo e da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente do Porto Novo.

Esta operação, segundo a página na Internet do Poser, teve como objectivo fazer um levantamento dos dados demográficos dos agregados familiares, sobre as condições de acesso à água, sobre a produção pecuária e segurança alimentar e nutricional das populações das diferentes comunidades do Planalto Norte.

A nível do abastecimento de água, o Planalto Norte está a receber um projecto de adução e distribuição de água aos vários povoados, que deve ficar concluído em Julho, segundo a previsão do edil porto-novense, Aníbal Fonseca.

Este projecto foi financiado no quadro do Poser, que através do seu ‘site’, realçou a importância deste “investimento de grande envergadura”, estimado em 82 mil contos, que permitirá, dentro de pouco tempo, resolver a situação de penúria de água para consumo humano e para o gado no Planalto Norte.

Planalto Norte é uma das localidades mais fustigadas pela seca que atinge Porto Novo há cinco anos, com impacto na vida das famílias, que vivem, essencialmente, da pecuária.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos