Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Planalto Norte: Queijo curado entre os dez melhores do mundo, segundo produtor

Porto Novo, 19 Ago (Inforpress) – O queijo curado, que se produz, desde 2010, no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, está entre os dez melhores queijos do mundo e tem vindo a destacar-se em feiras nacionais e internacionais.

Quem o diz é o produtor António Lima, segundo o qual este queijo, “reconhecido internacionalmente”, graças à Fundação Slow Food, com sede em Itália, tem contribuído para “levar o nome do Porto Novo e Santo Antão além-fronteiras”.

António Lima considera ainda que este produto, muito procurado por turistas, nomeadamente franceses, pode, também, contribuir para o desenvolvimento do Planalto Norte, zona, igualmente, muito conhecida pelo queijo fresco que produz.

A certificação do queijo curado constitui um dos desafios deste produtor, que dá conta do interesse de empresas internacionais ligados à produção e comercialização do queijo na importação deste produto.

Saliente-se que o Planalto Norte contará, ainda este ano, com uma unidade de produção do queijo, financiada pelo GEF-SGP (Global Environment Facility), projecto que visa melhorar a qualidade do produto e contribuir para a sua certificação.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos