Porto Novo: Planalto Norte merece investimentos de 60 mil contos no abastecimento de água – ministro

Porto Novo, 31 Out (Inforpress) – O Governo está a ultimar as negociações com os financiadores para levar, “brevemente”, a água potável ao Planalto Norte do Porto Novo (Santo Antão), num investimento a rondar, “no mínimo”, 60 mil contos, confirma o ministro do Ambiente.

Segundo Gilberto Silva, que termina hoje uma visita de trabalho a Santo Antão, é “muito dinheiro” para um projecto que abarca “apenas cerca de 600 pessoas”, mas que, afiançou, o Governo vai realizá-lo porque Planalto Norte “merece ter também água potável”.

Trata-se de um projecto de que se fala “há muitos anos mas que acreditamos que está muito próximo de se realizar, já que estamos a concluir as negociações com o Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e com o Fundo Espanhol, sobre o financiamento deste projecto”, avançou Gilberto Silva.

Planalto Norte, por causa da seca, enfrenta uma situação de penúria de água que, acredita este governante, está com os dias contados, já que “há todas as garantias de financiamento” do projecto, que vai ainda permitir melhorar a produção da pecuária e o rendimento das famílias, na zona.

Este projecto, que ainda tem outros parceiros, designadamente a edilidade portonovense e o sistema das Nações Unidas, consiste em transportar água, através de sistemas de bombagem, ao Planalto Norte, a partir de uma nascente situada nas imediações do vale de Martiene.

Gilberto Silva, no quadro da visita de cinco dias a Santo Antão, visitou o Planalto Norte, onde prometeu ainda, além da resolução do problema de água, apoiar os criadores no salvamento dos seus animais.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos