Porto Novo: Planalto Norte ganha ainda em 2020 empreendimento turístico e fábrica de queijo

Porto Novo, 11 Jul (Inforpress) – O Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, vai ganhar, “dentro de pouco tempo”, mais um empreendimento turístico e uma unidade de fabrico de queijo, informou hoje o presidente da associação Luz Verde do Norte.

A unidade turística, financiada através do projecto sobre o turismo rural e comunitário de Santo Antão, já está a ser concluída, podendo ser inaugurada já em Agosto, explicou o presidente desta associação, António Lima.

Este vai ser o terceiro empreendimento turístico construído no Planalto Norte do Porto Novo, onde já existem a Casa do Luciano e Terras do Planalto, estes edificados no âmbito do projecto Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão.

Também, Planalto Norte ganhará, ainda este ano, uma unidade de produção de queijos, já com financiamento garantido agraves do GEF-SGP (Global Environment Facility), informou ainda o presidente da associação Luz Verde do Norte.

Planalto Norte, que já teve uma fabrica de queijo, construída, em 2002, em Bolona, no âmbito da cooperação italiana, entretanto desactivada há nove anos, por alegada falta de viabilidade económica, é conhecido pelo queijo que produz, considerado “um dos melhores do mundo”.

Nesse planalto, produz-se o queijo fresco, com chancela de património do gosto, atribuída em 2007, e galardoado, em 2017, com o prémio Slow Cheese Award. Ambas as distinções foram atribuídas pela Fundação Slow Food, com sede em Itália.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos