Porto Novo/Planalto Norte: Disponibilidade de água duplicada com inauguração do sistema de abastecimento – edil

Porto Novo, 05 Mar (Inforpress) – Planalto Norte, no município do Porto Novo, Santo Antão, dispõe, a partir de agora, de 20 toneladas de água por dia para consumo, duplicando a disponibilidade do líquido precioso para consumo, informou o edil porto-novense.

Aníbal Fonseca, que falava sábado no acto de inauguração do sistema de abastecimento de água ao Planalto Norte, explicou que antes, através de autotanques, os habitantes deste planalto beneficiavam, diariamente, de dez toneladas/dia, disponibilidade que aumentou para 20 toneladas com este projecto.

A partir de agora, Planalto Norte está a ser abastecido com água proveniente de uma nascente, situada nas proximidades do vale de Martiene, que chega a esta localidade através de um sistema de bombagem movido através da energia solar.

“A água já está disponível nos reservatórios, agora o próximo passo é a construção de rede domiciliária para levar água às casas das pessoas”, prometeu este autarca, segundo o qual a inauguração do sistema de abastecimento de água ao Planalto Norte representa a concretização de “um sonho de gerações”.

A obra foi inaugurada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que realçou o impacto do projecto, à volta de 92 mil contos, na fixação da população local e na redução da pobreza.

O projecto foi financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura (programa POSER) em 92 mil contos e contou ainda com parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), a Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), Cooperação Luxemburguesa e dos Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

JM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos