Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Planalto Norte: Demora no arranque do projecto de abastecimento de água começa a inquietar a população 

Porto Novo, 27 Jan (Inforpress) – A demora no arranque das obras do projecto de abastecimento de água para o Planalto norte, no Porto Novo, Santo Antão, lançado em Setembro de 2019, começa a preocupar os habitantes.

O projecto, estimado em 70 mil contos, foi lançado, há quase cinco meses, pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e deveria ser executado em oito meses, conforme garantias dadas, na ocasião, pelo próprio governante, mas o facto é que se aguarda ainda pelo arranque efectivo das obras.

Aliás, ainda sequer se procedeu à montagem dos estaleiros, o que pode acontecer em Fevereiro, segundo uma fonte próxima do empreiteiro, que tem oito meses para executar o projecto, que consiste na bombagem de água para o Planalto Norte, a partir da nascente de Escravoerinhos, em Martiene.

A edilidade portonovense acredita que, mesmo com este atraso no arranque das obras, a água potável vai ser, “em breve”, uma realidade no Planalto Norte.

Trata-se de um investimento co-financiado, em grande parte, pelo Fundo Internacional e Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Espanhol, através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser).

Além do Poser, o projecto conta ainda com o co-financiamento do GEF (Fundo Mundial do Ambiente (GEF Ambiente), das cooperações portuguesa e luxemburguesa, além da câmara do Porto Novo e das associações locais.

O projecto de bombagem e distribuição de água no Planalto Norte, onde residem 600 pessoas, a enfrentarem a situação de penúria água, visa transportar água às diferentes comunidades desse planalto, através de cinco estações de bombagem, a partir de uma nascente, situada em Ribeira de Escravoerinhos, nas imediações do vale de Martiene.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos