Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Planalto Norte: Criadores acreditam que unidade de produção de queijo vai contribuir para certificação do produto

Porto Novo, 10 Ago (Inforpress) – Planalto Norte, no Porto Novo, Santo Antão, contará ainda este ano com uma unidade de produção de queijo, financiada pelo GEF-SGP (Global Environment Facility), projecto que visa melhorar a qualidade do produto e contribuir para a sua certificação.

A convicção é dos criadores de gado desse planalto, que têm vindo a manifestar o desejo de ver certificado o queixo produzido nessa localidade, já reconhecido internacionalmente, graças à Fundação Slow Food, com sede em Itália.

Segundo António Lima, produtor de queijo, e líder associativo, a certificação do queijo do Planalto Norte constitui uma das aspirações dos criadores de gado, todos produtores de queijo, que têm a abordar o Governo e câmara do Porto Novo sobre essa possibilidade.

Numa altura em que há empresas estrangeiras, designadamente da Suíça, interessadas no queijo produzido no Planalto Norte, classificado pela Fundação Slow Food (Itália) como “um dos melhores do mundo”, os criadores dizem apostados na melhoria da qualidade para poder alcançar a tão almejada certificação.

Nesse planalto, produz-se dois tipos de queijo, o fresco, cuja qualidade é, internacionalmente, reconhecida, graças aos prémios conquistados em 2007 (património mundial do gosto) e 2017 (Slow Cheese Award), e o curado, que está a destacar-se no mercado como “um produto de excelência”.

Para António Lima, a melhoria da qualidade deste produto, a sua certificação e exportação constituem o “principal desafio”, dos criadores de gado do Planalto Norte.

Além da câmara do Porto Novo, a empresa Aquasun Energia e Água já manifestou, igualmente, “disponibilidade” em trabalhar com os produtores na certificação do queijo do Planalto Norte.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos