Porto Novo: Planalto Norte com água potável em Novembro com inauguração do projecto “Nô crê água”

Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – O Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, zona cuja população tem enfrentado uma situação de penúria de água, vai passar, ainda este mês de Novembro, a dispor de água potável, assegurou hoje a edilidade porto-novense.

Conforme o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, o projecto que consiste na bombagem e adução de água ao Planalto Norte a partir de uma nascente nas proximidades de Martiene, está praticamente concluído e vai ser inaugurado ainda em Novembro.

A entrega do projecto deveria acontecer agora no fim do mês de Setembro, mas as chuvas que ocorreram no concelho do Porto Novo acabaram por condicionar as obras e, consequentemente, adiar o término das obras, que estão praticamente concluídas.

O projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte do Porto Novo representa um investimento superior a 90 mil contos, que “vai trazer um grande impacto” para esta localidade, onde residem 600 pessoas

Além do consumo humano, a água mobilizada a partir de Martiene, à volta de 20 metros cúbicos por dia, destinar-se-á também à pecuária.

São onze quilómetros de conduta, sendo sete quilómetros de adução e quatro de distribuição, sete estações de bombagem alimentadas com painéis solares.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos