Porto Novo/Parque Escolar: Delegado garante recuperação das escolas degradadas no concelho

Porto Novo, 20 Nov (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação no Porto Novo, Santo Antão, Leonildo Oliveira, assegurou, sábado, 19, que o ministério está a preparar intervenções nas escolas “de acordo com a programação e prioridades estabelecidas”.

Leonildo Oliveira deu esta garantia durante a visita às obras de reabilitação e ampliação da escola básica do Tarrafal de Monte Trigo, que, informou, será entregue “nos próximos dias” à comunidade educativa da localidade com “cara nova e com mais uma sala de aula construída”.

“Concluída esta obra, vamos preparar intervenções em outras escolas de acordo com a programação e prioridades estabelecidas, tendo por base os recursos que o Estado de Cabo Verde coloca a disposição do Ministério da Educação”, notou este responsável.

A escola em causa recebeu este ano lectivo, pela primeira vez, o 8.º oitavo ano, medida bem acolhida pelos pais e encarregados de educação do Tarrafal de Monte Trigo, já que pouparam “avultados gastos” a deslocação e estadia dos seus educandos na cidade do Porto Novo.

Este concelho está “bem servido” em matéria de infra-estruturas escolares, mas, admitiu o delegado do Ministério da Educação, há “algumas escolas” ainda por reabilitar, designadamente na Ribeira da Cruz, em Jorge Luiz e na cidade do Porto Novo.

Entretanto, 24 mil contos é o montante previsto para o sector da educação no município do Porto Novo para o ano de 2023, conforme o plano de investimentos municipais para o próximo ano, a que a Inforpress teve acesso.

De acordo com o documento, 14 mil contos destinam-se à promoção do acesso à educação neste concelho, com destaque para a atribuição de subsídios aos estudantes universitários e para o transporte escolar, sendo para a reabilitação do parque escolar está previsto um montante de 8.500 contos.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos