Porto Novo, 19 Mai (Inforpress) – Mais uma unidade turística está prestes a ser construída no Planalto Norte, no município do Porto Novo, Santo Antão, onde os operadores já se preparam para a retoma do turismo pós pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O operador Fidel Neves explicou que Planalto Norte já dispõe de três unidades turísticas e, até Junho, contará com um quarto empreendimento, investimentos que permitem aumentar a capacidade alojamento e restauração nessa zona, uma das mais visitadas em Santo Antão.
Trata-se de projectos que, segundo este operador, vão contribuir para que o Planalto Norte deixe de ser “apenas uma zona de passagem” dos turistas.
Segundo Fidel Neves, proprietário da Casa do Luciano, Planalto Norte está, desta forma, a preparar-se a retoma do turismo pós crise derivada do surto de covid 19, acreditando que esta actividade voltará a ganhar a dinâmica nessa parcela do território municipal.
Dentro de um mês esse planalto ganhará mais uma unidade turística, denominada “Lilua”, nome atribuído à uma planta endémica dessa localidade, que está a ser construída pela Associação Luz Verde do Norte, no quadro de um projecto que abarca ainda a recuperação de habitações para receber turistas, a construção da casa do queijo e de um viveiro para a produção de plantas endémicas.
Tope de Coroa, com 1.979 metros de altitude, a maior elevação da ilha de Santo Antão, constitui o principal atractivo do Planalto Norte, considerado um sítio de eleição para turistas amantes do trekking (caminhas em trilhas).
JM/AA
Inforpress/Fim