Porto Novo: Operadores reclamam investimentos para impulsionar unidade de transformação do pescado

 

Porto Novo, 26 Ago (Inforpress) – Os operadores de pesca artesanal na cidade do Porto Novo, Santo Antão, reclamaram hoje investimentos para impulsionar a unidade de tratamento, conservação e transformação do pescado que, praticamente, nunca funcionou desde a sua inauguração, há mais de dois anos.

O representante dos operadores, Atlermiro Correia, explicou que essa unidade, inaugurada em Março de 2015, é “um projecto interessante”, co-financiado no quadro da cooperação japonesa, mas que nunca chegou a dar resultados “por inércia dos responsáveis”.

A unidade de tratamento, conservação e transformação do pescado está sob a responsabilidade da Câmara Municiai do Porto Novo, instituição que, segundo os pescadores, deveria zelar para o funcionamento dessa unidade, que precisa ser apetrechada com equipamento semi-industriais.

O facto de essa unidade ter sido apetrechada com equipamentos manuais, que tornam “insuportáveis” os custos do seu funcionamento, está a inviabilizar essa infra-estrutura, segundo uma fonte da edilidade.

Para se poder impulsionar essa infra-estrutura, falta, segundo Atlermiro Correia, adquirir ainda uma câmara de congelação e uma máquina semi-industrial para a transformação de produtos (hambúrguer, croquetes, calcitas e outros).

Segundo os operadores locais, além de investimentos em equipamentos semi-industriais, a viabilização dessa unidade passará ainda pela instalação de painéis solares, para reduzir os custos com energia eléctrica, além de repensar o seu modelo de gestão (privatização).

Enquanto isso, no Tarrafal de Monte Trigo, outra importante comunidade piscatória no Porto Novo, os operadores locais já têm os equipamentos para a instalação de uma unidade de transformação do pescado, no quadro de um projecto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O projecto, que inclui ainda a vertente formação, foi proposto ao PNUD pela Associação de Auto-promoção da Mulher (Morabi).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos