Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Turismo: Operadores querem “mudar a ideia” de que município é apenas “ponto de passagem”

Porto Novo, 19 Set (Inforpress) – Os operadores turísticos no concelho do Porto Novo, Santo Antão, querem mudar a ideia que existe, segundo a qual este município é “apenas ponto de passagem” dos turistas que chegam à ilha.

O grosso dos turistas que visitam Santo Antão vai, sobretudo, para os concelhos da Ribeira Grande e Paul, mas, Sandra Pereira, representante da agência Atantur, considerou que é preciso romper com essa ideia, já que Porto Novo tem “muitos atractivos” capazes de reter os visitantes, a começar pelo facto de ter sol ao longo do todo o ano.

Neste concelho, que além do turismo de montanha, oferece ainda o segmento de sol e praia, existem outros atractivos, como a desova de tartarugas, que devem ser explorados e potenciados, sugere Sandra Pereira.

Há ainda o turismo náutico que Porto Novo já oferece, através do centro de mergulho Blue Eden, estando em perspectiva a criação de um segundo centro, desta feita no Tarrafal de Monte Trigo.

Um estudo divulgado, em Junho, sobre o perfil do turista que visita Santo Antão, refere que   Ribeira Grande é o concelho onde os turistas, provenientes, sobretudo, da França, mais pernoitam (63%), sendo os hotéis os principais meios de alojamento utilizados.

Os turistas procuram Santo Antão para a prática de trekking (caminhadas em trilhas), mas os operadores acham que esta ilha pode diversificar a oferta, com aposta no turismo de sol e praia e nos desportos náuticos, potencialidades que Porto Novo oferece.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, informa, igualmente, que este município, sobretudo na costa sudoeste, entre Ribeira Torta e Canjana, tem extensas praias de areia de negra, que devem ser exploradas para o turismo de sol e praia.

Entre a edilidade e um investidor holandês há acordo para a construção, em 2020, nas imediações de praia balnear de Curraletes, requalificada em Julho, de um resort de médio porto, precisamente para a promoção do voleibol de praia e desportos náuticos.

O estudo sobre o perfile do turista que visita Santo Antão indica ainda que a maioria dos turistas que procuram esta região deseja voltar, sendo que 30% consideram “muito provável” a possibilidade de regressar.

O vale do Paul, Ponta do Sol, Fontainhas, Cova e Tarrafal de Monte Trigo são os sítios mais frequentados pelos turistas.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos