Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: ONG portuguesa destaca impacto do projecto sobre energia solar na vida das famílias em Pascoal Alves

Porto Novo, 20 Abr (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Patrocínio de Mértola, Portugal, enaltece o impacto que o projecto sobre a energia solar para Pascoal Alves está a ter na vida das famílias desse povoado do Planalto Norte, no Porto Novo.

Através do seu boletim informativo, publicado agora em Abril, esta organização não-governamental portuguesa, que foi promotora deste projecto, destaca o esforço desenvolvido por vários parceiros para levar energia eléctrica a Pascoal Alves, uma das zonas mais isoladas de Santo Antão.

O projecto foi inaugurado em Janeiro e, segundo essa ONG, já são visíveis os impactos do investimento, à volta de cinco mil contos, na vida das dez famílias em Pascoal Alves, que através de kits solares, passaram a usufruir de luz eléctrica durante 24 horas por dia.

“É caso para dizer que querer é poder. Depois de muito esforço a energia eléctrica chegou, no início do ano, a Pascoal Alves, uma das localidades mais encravadas nas montanhas de Santo Antão”, sublinhou essa ONG, que ressalta a “resiliência” desta comunidade, que além do isolamento enfrenta ainda o problema da seca severa.

Com o projecto de energia solar para Pascoal Alves, financiado pelo GEF Small Grants Programme, quase todo o Planalto Norte do Porto Novo ficou coberto com energia eléctrica 100 por cento (%) renovável, faltando apenas abranger o povoado de Bolona.

A câmara do Porto Novo garante estar “a trabalhar” para alcançar a taxa de 100% de cobertura do Planalto Norte com energia eléctrica, com recurso às energias renováveis.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos