Porto Novo: Novo perímetro agrícola prestes a nascer em Casa de Meio envolvendo mais 30 jovens agricultores

Porto Novo, 20 Mai (Inforpress) – Um novo perímetro agrícola está prestes a nascer em Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão, envolvendo a nova geração de agricultores desta localidade, numa extensão que ultrapassa os sete mil metros de terrenos, doados pelo Estado.

Dados disponibilizados pela Associação dos Jovens Agricultores da Casa de Meio indicam que foram já desbravados pelos próprios lavradores cerca de 7.500 metros de terra que “nos próximos tempos” receberão as primeiras sementes.

Além disso, foi já levantado um muro de protecção das parcelas de mais de 1.500 metros de comprimento.

Outros projectos do tipo estão na calha no concelho do Porto Novo, que tem disponibilidade de terrenos, água no subsolo para exploração, água do mar próxima das parcelas para a eventual dessalinização e condições para a exploração de energias renováveis (solar e eólica).

O novo perímetro agrícola em Casa de Meio insere-se no âmbito do projecto “Jovens agricultores de Casa de Meio”, que resultou de uma parceria entre a cooperação portuguesa, o programa das pequenas subvenções das Nações Unidas (GEF/SGP), o Governo e a Câmara Municipal do Porto Novo.

Ribeira Fria poderá ser a próxima localidade a ser contemplada com um projecto do tipo que tem por finalidade fixar os jovens na sua própria localidade.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos