Porto Novo: Nhú Santos com quatro singles nas plataformas digitais prepara-se para lançar seu primeiro CD

Porto Novo, 18 Jun (Inforpress) – Nhú Santos, um jovem emigrante porto-novense, radicado no Luxemburgo, está a afirmar-se no mundo da música, com o lançamento já nas plataformas digitais de quatro singles, e prepara-se para lançar, em Julho, o seu primeiro compact disc.

“Isabel”, “Mãe”, “Son Jon Revoltiod” e “Son Jon Nós Tradiçon” são os quatro singles já lançados no Youtube que fazem parte do seu primeiro CD, que está, praticamente, pronto para ser lançado nos primeiros dias de Julho, explicou Nhú Santos, que se encontra de férias no Porto Novo, seu concelho natal.

Os clipes destas músicas, que retratam a cultura e vivência das pessoas em Santo Antão, estão disponíveis na Internet, avançou este artista, que diz pretender ser, com esses trabalhos, “um mensageiro da cultura santantonense”, designadamente das festas juninas.

As festas de São João Baptista, santo padroeiro do concelho do Porto Novo, estão no “sangue” deste músico, que, por isso, decidiu compor dois singles sobre esta festa popular, o último dos quais, lançado recentemente, intitulado “Son Jon Nós Tradiçon”, para, precisamente, homenagear esta manifestação cultural, uma das maiores de Cabo Verde.

“O meu objectivo é levar as pessoas, de uma forma geral, a entenderem melhor as festas de São João”, sublinhou Nhú Santos, que, nesses quatro anos, em que está a trilhar os caminhos da música, lançou ainda os singles “Isabel”, que traz “uma história que tem a ver com Santo Antão” e “Mãe”, em que homenageia “todas as mães do mundo”.

Dado o sucesso destes singles nas redes sociais e nos meios de comunicação social, entre os quais na Televisão de Cabo Verde, Nhú Santos decidiu apostar no seu primeiro trabalho discográfico, “um sonho de vários anos”, que será lançado no início do próximo mês.

“Mãe” é o título do CD, com sete temas, incluindo os quatro já disponíveis na Internet, todas composições próprias do artista, que faz questão de destacar ainda a faixa “I Love Santo Antão”, que, a seu ver, constitui “um hino” a esta ilha, por se identificar com os santantonenses.

O disco traz ainda uma mazurca, música tradicional de Santo Antão, em que Nhú Santos resolveu “contar a história de São João” e homenagear figuras destacadas desta festa centenária, como Nhô Glôglô, Jon de Nhô Nhô, Mé Bia, Chica de Kaká e outras.

Diz que pretende afirmar-se como artista, mas, para isso, precisa pisar palcos, o que deve acontecer “brevemente”.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos