Porto Novo: Museu nacional das romarias reformulado abarca numa primeira fase somente festas de São João

 

Porto Novo, 21 Jun (Inforpress) – O projecto do museu nacional das romarias, que está a ser construído já alguns anos no Porto Novo, foi já reformulado, devendo esse espaço cultural abarcar, numa primeira fase, somente as festas de São João.

A edilidade porto-novense espera, ainda em 2017, concluir o projecto, cuja implementação tem sido marcado, nos últimos anos, por várias interrupções devido à falta de financiamento.

Nesta altura, as obras estão paradas, devendo, porém, ser concluídas ainda este ano, segundo a Câmara Municipal do Porto Novo, que prevê, para o efeito, uma verba na ordem dos 12 mil contos.

Segundo o vereador pela área cultural desta autarquia, Nilson Santos, numa primeira fase, o museu se vai dedicar apenas às festas de São no Porto Novo, que se pretende que seja, num futuro próximo, elevado à categoria de património imaterial nacional.

Uma equipa de antropólogos do Instituto do Património Cultural (IPC) encontra-se de visita a Porto Novo com o objectivo de sensibilizar a comunidade de São João para o inventário destas festas, enquanto património imaterial, que se realizará em Setembro próximo.

As festividades de São João no Porto Novo foram elevadas, em 2013, à condição de património cultural imaterial municipal, por deliberação dos eleitos municipais, existindo um pedido da edilidade no sentido de elevar esta manifestação popular à categoria de património imaterial nacional.

Segundo o IPC, o pedido da autarquia não atende aos parâmetros definidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Antes, é preciso realizar o inventario das festas para se poder conhecer melhor essa manifestação cultural que acontece, há pelo menos 119 anos, no concelho do Porto Novo, e só depois avançar para a sua classificação.

Em 1898, aquando da criação da paróquia do Porto Novo, este concelho tinha cinco mil romeiros e 300 tamboreiros, que asseguravam as festas de São João.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos