Porto Novo, 16 Set (Inforpress) – Os porto-novenses receberam com “satisfação” a notícia de que o Governo lançou o concurso público para a instalação da rede de água na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, constatou hoje a Inforpress no local.
Abordados pela Inforpress, os munícipes, cujas zonas de residência passam, “há anos”, por dificuldades de água devido ao facto de a actual rede de distribuição ser já antiga, manifestaram a sua “alegria” com o lançamento do curso para a execução da obra, acreditando na sua execução até 2024.
Alto São Tome, Chá de Viúva, Galinheira e Chã de Matinho são alguns dos bairros onde a água não tem chegado devido a insuficiências na actual rede de distribuição, instalada há mais de duas décadas.
José Lima, residente em Alto São Tomé, disse que se trata de “uma boa notícia” o lançamento do concurso para a construção da nova rede de distribuição de água, que terá uma extensão de mais de 20 quilómetros.
Benvindo Silva, residente em Galinheira, disse esperar que o Governo implemente o projecto “o mais depressa possível”, tendo em conta “a penúria de água” por que passam as famílias nas zonas mais altas da cidade do Porto Novo.
Maria Santos, que vive em Chã de Viúva, avançou que a “situação de abastecimento de água” nessa zona é “muito difícil” e que se espera que a cidade do Porto Novo tenha a nova rede de água, um projecto “muito esperado” pelos porto-novenses.
A Câmara Municipal do Porto Novo manifestou também a sua “satisfação” com o lançamento do concurso para a construção das redes de distribuição de água e saneamento de Santo Antão no quadro do projecto de água e saneamento desta ilha.
“Manifestamos a nossa satisfação por mais esse importante passo rumo ao desenvolvimento do nosso concelho e de Santo Antão”, avançou a autarquia em nota a que a que Inforpress teve acesso.
O edital publicado pelo Governo diz que a execução das obras das redes de água e saneamento de Santo Antão enquadra-se no âmbito da criação da empresa de Águas de Santo Antão, que começa a funcionar ainda este ano.
O projecto de água e saneamento de Santo Antão, que ultrapassa um milhão de contos, consiste, entre outros investimentos, na instalação de uma rede de água, na ampliação da rede de esgotos e na construção de uma estação de tratamento de águas residuais na cidade do Porto Novo.
JM/JMV
Inforpress/Fim