Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Moradores em Chã de Casa preocupados com situação do sistema de abastecimento de água à localidade 

Porto Novo, 12 Jun (Inforpress) – Os moradores em Chã de Casa, Ribeira dos Bodes, Porto Novo, manifestaram hoje a sua preocupação com o estado de degradação do sistema de abastecimento de água a essa localidade, a precisar de “intervenções urgentes”.

A Associação Comunitária em Ribeira dos Bodes alertou para a necessidade de se melhorar todo o sistema de abastecimento de água em Chã de Casa, desde a captação de água, passando pela rede e o chafariz, que se encontra em estado avançado de degradação.

A captação fica a céu aberto, as tubagens têm sido vandalizadas e o fontanário precisa ser melhorado, explicou a mesma fonte.

O porta-voz da população, Henrique da Luz, já tinha, na semana passada, avisado que as canalizações de água para consumo doméstico em Chã de Casa têm sido “constantemente” vandalizadas, para a aflição dos 50 habitantes dessa comunidade.

Henrique da Luz, que é, também, deputado municipal, responsabilizou alguns agricultores locais pelos actos de vandalismo na rede de abastecimento de água à Chã de Casa, situação que, a seu ver, afecta a vida das famílias nesse povoado.

“A rede de água domiciliária é, constantemente, vandalizada pelos agricultores, que utilizam a água destinada ao consumo doméstico para rega, pondo em perigo a vida das famílias”, informou Henrique da Luz, que pediu à câmara do Porto Novo “mão dura” na resolução do problema.

Saliente-se que, ainda em Chã de Casa, os agricultores locais estão a enfrentar, nesta altura, o problema de água para rega, devido a uma avaria no sistema de bombagem do furo situado nesse povoado.

Para atenuar a falta de água para rega, a câmara do Porto Novo, numa parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, está a disponibilizar, diariamente, através de auto-tanques, 30 toneladas de água aos lavradores.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos