Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – Moradores dos bairros situados na parte alta da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, continuam a reclamar das dificuldades no acesso à água canalizada, conforme constatou a Inforpress no local.
É o caso do bairro de Chã de Matinho, cujos moradores dizem estar privados “há meses” de água da rede pública, sendo obrigados a recorrer à água auto-transportada, indicou a residente Isaulina Delgado.
No bairro de Alto São Tomé, apesar dos investimentos feitos neste ano na melhoria do abastecimento de água, à volta dos 20 mil contos, persistem as reclamações dos habitantes, que continuam a recorrer à água auto-transportada.
Chã de Galinheira, Chã de Viúva, Alto Miradouro, Alto Peixinho são outros bairros, cujos moradores dizem estar a passar por privações em termos de abastecimento de água, já que o líquido precioso não chega às suas casas.
A câmara explicou que os constrangimentos ligados ao abastecimento de água na cidade do Porto Novo se prendem com as insuficiências na actual rede de distribuição, já obsoleta, e anunciou para 2024 um investimento de 20 mil contos na construção, expansão e reabilitação de redes de água domiciliária nas diferentes localidades deste município.
A autarquia informou ainda que, no quadro do projecto de Água e Saneamento de Santo Antão, a cidade do Porto Novo vai ser contemplada com uma nova rede de distribuição, cujo concurso público para a empreitada desta obra já foi lançado.
JM/AA
Inforpress/Fim