Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Monte Trigo sem cobertura médica há mais de cinco meses – representante

Porto Novo, 06 Jul (Inforpress) – A zona encravada de Monte Trigo, no interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, está sem cobertura médica “há mais de cinco meses”, denunciou hoje a representante desta comunidade, Rosa Miranda.

A presidente da Associação Comunitária do Monte Trigo adiantou que, desde Fevereiro, os médicos do centro de saúde do Porto Novo deixaram de se deslocar a essa localidade, situação que está a deixar “apreensivos” os moradores.

A responsável explicou que, “antes”, os médicos deslocavam-se mensalmente a Monte Trigo mas desde os princípios deste ano não têm ido à essa localidade isolada, cujos habitantes reclamam a retoma da cobertura médica.

“Posso garantir que há mais de cinco meses não temos tido a presença de médicos em Monte Trigo. Chegam até à zona do Tarrafal e regressam à cidade do Porto Novo”, sublinhou Rosa Miranda, informando que os moradores do Monte Trigo não têm recursos para ir a Tarrafal para serem atendidos.

Monte Trigo, com 75 famílias, é uma aldeia piscatória encravada e, para chegar à zona vizinha do Tarrafal, as pessoas têm de ir de botes, com todos os custos que isso acarreta, explica a mesma fonte.

Essa comunidade dispõe de um agente sanitário e recebe visita periódica de um enfermeiro, mas os moradores querem que sejam retomadas as visitas dos médicos, suspensas “há mais de cinco meses”.

A Inforpress ouviu o delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, que explicou que não se trata de cinco meses, mas sim de três meses, recordando que, a 08 de Abril, um médico esteve em Monte Trigo a dar consultas à população local.

Nestes tempos de covid-19, os Serviços de Saúde do Porto Novo têm enfrentado “algumas dificuldades” para cobrir todas as comunidades dada a falta de pessoal médico, segundo o delegado da Saúde, que prometeu, a partir do início de Agosto, retomar as visitas médicas a Monte Trigo.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos