Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Monte Trigo recebe investimentos na conservação do pescado à volta de dez mil contos

Porto Novo, 24 Nov (Inforpress) – A casa de gelo da aldeia piscatória do Monte Trigo, no Porto Novo, Santo Antão, já está a receber novos equipamentos, num investimento de dez mil contos, que vai duplicar a capacidade de conservação desta infra-estrutura de frio.

Este investimento surge no âmbito do projecto “Reforço do Acesso à Energia Sustentável”, que tem por objectivo impulsionar actividades geradoras de rendimento em Monte Trigo, com instalação de mais uma máquina de gelo, capaz de produzir 500 quilos/dia, duplicando, assim, a capacidade da casa de gelo.

Este projecto, que resulta de uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento de Monte Trigo (Agripesca), a Câmara Municipal do Porto Novo, o Programa Global Environment Facility-Cabo Verde (GEF), o Fundo do Turismo e Águas de Ponta Preta, visa ainda garantir autonomia energética nesta aldeia piscatória isolada.

É que o investimento, além da montagem de mais uma  máquina de gelo, consiste ainda  na instalação, nessa unidade de conservação do pescado, de uma central solar fotovoltaica de 15 kWp de potência.

Os 30 pescadores locais acreditam que o projecto vai impulsionar as pescas em Monte Trigo, já que o problema de conservação do pescado, que tem afectado a actividade pesqueira local, ficará, finalmente, ultrapassado.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos