Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Monte Trigo: Energia eléctrica estabilizada com a micro rede solar fotovoltaico a funcionar 24 horas por dia

Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – A aldeia piscatória de Monte Trigo, no município do Porto Novo, voltou a ter electricidade durante 24 horas por dia, com a operacionalização da central fotovoltaica local que enfrentava, desde 2018, problemas de funcionamento.

A informação foi avançada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia, através de uma nota a que a Inforpress teve acesso, explicando que a micro-rede fotovoltaica de Monte Trigo, com potência instalada de 39,3 KWp, voltou, esta semana, a funcionar durante 24 horas por dia, facto confirmado pela própria população.

Assim, está estabilizado o fornecimento de energia eléctrica em Monte Trigo, uma  localidade isolada no interior do concelho do Porto Novo, com a instalação de novas baterias nessa central fotovoltaica, um investimento financiado pelo Governo que ultrapassou os oito mil contos.

Segundo a nota, as baterias agora em funcionamento têm capacidade de armazenamento de 450 kWh de energia eléctrica.

Perto de oito anos após a instalação da micro-rede fotovoltaica de Monte Trigo, as baterias esgotaram o seu tempo útil de vida e tiveram de ser substituídas, numa parceria que envolveu a câmara do Porto Novo e a empresa Águas de Ponta Preta.

Actualmente existem cerca de 100 ligações, domésticas e comerciais, à micro-rede eléctrica autónoma de Monte Trigo, que foi a primeira localidade em Cabo Verde a ter o serviço de abastecimento de electricidade a partir de uma fonte de energia 100 por cento (%) renovável.

Essa unidade já produziu, nesses oito anos de funcionamento, 310 MWh de energia eléctrica, poupando 90.000 litros de gasóleo e evitando a emissão de 280 toneladas de dióxido de carbono (CO2), fazendo da aldeia piscatória de Monte Trigo uma localidade completamente descarbonizada.

A central foi instalada em 2012, no âmbito projecto Sesam-er (Serviço Energético Sustentável para as populações rurais Isoladas Mediante Micro-redes com Energias Renováveis em Santo Antão), financiado pela União Europeia.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos