Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Monte Trigo contemplado com investimentos de 18 mil contos na energia eléctrica

Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – Os problemas que a aldeia piscatória de Monte Trigo, isolada no interior do Porto Novo, Santo Antão, tem enfrentado a nível de energia eléctrica ficam resolvidos nos primeiros meses de 2020, com investimentos a rondar os 18 mil contos.

O primeiro investimento, já em curso, co-financiado pelo fundo de sustentabilidade do turismo e pelo GEF/SGP (Fundo Global do Ambiente), ronda os dez mil contos e consiste na montagem de uma central solar fotovoltaica de 15 kWp de potência, para o reforço da produção de gelo nessa comunidade piscatória.

Há cerca de um ano que os operadores de pesca locais, por dificuldades de energia eléctrica, enfrentam o problema de conservação do pescado, que, entretanto, está em vias de resolução.

O segundo investimento destinado a Monte Trigo, na ordem dos oito mil contos, foi já conseguido pela câmara do Porto Novo junto do Governo para o reforço da central fotovoltaica, instalada em 2012, nessa comunidade, que tem vindo, nos últimos anos, a funcionar com dificuldades, derivadas do facto de as baterias estarem no fim da vida útil.

A edilidade portonovense diz ter já assegurado, junto do Governo, este financiamento para o reforço da central fotovoltaica do Monte Trigo, a primeira aldeia em Cabo Verde electrificada, em 2012, a 100 por cento (%) com energia fotovoltaica, com a instalação dessa unidade, com potência de 39,3 KWp.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos