Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Missão técnica prepara instalação da unidade de dessalinização de água do mar em Monte Trigo

Porto Novo, 30 Abr (Inforpress) – Uma missão, integrada por técnicos da empresa Águas da Ponta Preta (APP) esteve, quinta-feira, em Monte Trigo, no interior do Porto Novo, em Santo Antão no quadro dos preparativos para instalação de uma dessalinizadora, nessa comunidade.

A presidente da Associação Comunitária do Monte Trigo, Rosa Miranda, informou que a missão esteve a discutir com a comunidade a instalação da unidade de dessalinização da água do mar para consumo público, projecto financiado pelo Governo e “muito aguardado” pelos moradores.

A APP, através do seu site, confirmou a visita da missão técnica, adiantando que Monte Trigo terá “em breve” uma dessalinizadora de água do mar “para evitar o consumo de água de nascente com excesso de flúor”, com impacto na saúde da população.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, em Fevereiro, a instalação de uma dessalinizadora com capacidade de produção de 25 metros cúbicos de água por dia em Monte Trigo, num investimento “acima dos 50 mil contos”. 

A unidade de dessalinização da água do mar funcionará com base em energia solar “para resolver, de forma sustentável, este problema de saúde pública”, nessa localidade, disse, na ocasião, o chefe do Governo, de visita ao concelho do Porto Novo.

Monte Trigo, onde residem 75 famílias, abastece-se de uma água proveniente de uma nascente com excesso de flúor, causando problemas de saúde à população, designadamente a nível dos ossos e dentes.

Esta preocupação tem sido, constantemente, colocada pelos moradores à Câmara Municipal do Porto Novo, que instalou, em 2015, nessa aldeia, em parceria com a Associação dos Amigos do Monte Trigo, na Alemanha, um sistema de filtragem da água, cuja qualidade continua, todavia, a inquietar as pessoas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos