Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Ministro da Agricultura perspectiva maior produção e valorização do queijo do Planalto Norte

Porto Novo, 07 Out  (Inforpress) – Os projectos que estão a ser implementados no Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, vão possibilitar maior produção e valorização do queijo desse planalto no mercado nacional, antevê o ministro da Agricultura.

Gilberto Silva, que se encontra de visita a Santo Antão, já esteve no Planalto Norte onde augura boas perspectivas em termos de produção e valorização do queijo em toda essa região, graças aos projectos em curso a nível de abastecimento de água e de melhoria de maneio do gado e de produção de pasto.

Nesta altura, o Governo está a implementar o projecto de adução e distribuição de água ao Planalto Norte, investimento de 64 mil contos que, segundo o ministro, terá impacto na melhoria das condições para o desenvolvimento da pecuária e valorização da caprinicultura nessa zona, de “grande tradição” em termos de produção de queijo.

Outros projectos em andamento no Planalto Norte prendem-se com o confinamento animal, que permite melhorar o maneio, e com a produção de pasto.

“Havendo melhor produção de pasto e melhor maneio, vai haver maior produção do leite e, com isso, maior produção de queijos e sua valorização, seja no mercado desta ilha, seja nos mercados turísticos de São Vicente e Sal”, notou o ministro da Agricultura.

Planalto Norte é conhecimento pelo famoso queijo que produz, já reconhecido a nível internacional, graças ao estatuto conseguido, em 2007, como património mundial do gosto e do premio “Slow Cheese Award”, atribuído, em 2011, pela fundação Slow Food, com sede em Itália.

O queijo “made in” Planalto Norte, classificado, há dois anos, pela mesma fundação, como um dos cinco melhores queijos do mundo, já marcou presença em várias edições da feira mundial do gosto, promovido anualmente, em Itália.

“Há uma tradição muito boa da produção do queijo no Planalto Norte, que é valorizado. Eu sei que este queijo já ganhou um prémio”, concluiu Gilberto Silva, que tem sido confrontado pelos produtores locais sobre a necessidade da certificação deste produto, com vista à sua exportação para mercados internacionais.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos