Porto Novo, 29 Dez (Inforpress) – A melhoria das condições laborais dos trabalhadores do saneamento do município do Porto Novo, em Santo Antão, está nos planos da autarquia, que admitiu hoje a existência de “situações que precisam ser resolvidas”.
Os trabalhadores do saneamento no Porto Novo têm estado a reivindicar “melhores condições salariais” e a sua inscrição no sistema de Previdência Social.
Numa reação, o vereador responsável pelo pelouro do Saneamento, Valter Silva, reconheceu que há muitas questões que precisam ser resolvidas com este pessoal de limpeza e recolha de lixo, que estavam equacionadas no âmbito do Fundo de Financiamento Municipal (FFM).
“Era uma questão que tínhamos em agenda, mas o FFM não aumentou por causa da covid-19, mas esperamos melhores dias para melhorar as condições laborais do pessoal do saneamento”, avançou.
Estes trabalhadores, abordados recentemente pela Inforpress, dizem exercer a sua actividade profissional em “condições difíceis”, recebendo “salários baixos” de 9.200 escudos mensais e desprovido de “qualquer sistema de protecção em caso de doença”.
Muitos destes trabalhadores dizem estar ligados, já há 20 e 30 anos, aos serviços de saneamento da Câmara Municipal do Porto Novo, tempo que consideram “mais do que suficiente” para exercer a sua actividade com “maior dignidade”.
JM/AA
Inforpress/Fim