Porto Novo: Mais de metade das famílias recenseadas pelo CSU consideradas “extremamente vulneráveis” 

Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Mais de quatro mil famílias no município do Porto Novo, em Santo Antão, estão recenseadas no Cadastro Social Único (CSU), sendo que entre 55 a 60 por cento (%) pertencem às “classes extremamente vulneráveis”.

Confrontados com estes dados, o presidente da câmara municipal garantiu estar da situação de pobreza que atinge “mais de metade das famílias” neste município, e que a autarquia tem direccionado a sua política social para estas pessoas “extremamente vulneráveis”.

Aníbal Fonseca informou que 1.400 famílias beneficiam do rendimento social de inclusão e que no quadro das medidas do Governo “para o acesso à água e energia com dignidade” o seu município tem sido um dos mais beneficiados, com apoios a cerca de duas mil famílias.

“Cerca de mil famílias tiveram benefícios no acesso à água com dignidade, como ligação, religação e perdão de dívidas, e, praticamente, o mesmo número se verifica no domínio da energia eléctrica”, afiançou.

Além disso, a Câmara Municipal do Porto Novo tem implementado “medidas sociais concretas” dirigidas às famílias, nos domínios da saúde, educação e no acesso ao alimento, com mais de uma centena de famílias a receber cestas básicas.

Entretanto, a nível de Santo Antão, são 2.000 que foram já contempladas com o programa tarifa social de electricidade, implementado pelo Governo desde 2020, sendo Porto Novo o município com maior número de famílias beneficiadas.

Dados publicados pela Empresa de Electricidade e Água (Electra) indicam que 2.096 famílias em toda a ilha passaram, desde 2020, a usufruir de luz eléctrica em casa, sendo 1.081 famílias do Porto Novo, 721 da Ribeira Grande e 294 do Paul.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos