Porto Novo: Mais de 200 toneladas de lixo lançadas nas ribeiras, terrenos baldios e encostas por ano

Porto Novo, 17 Mar (Inforpress) –  O lixo lançado “indiscriminadamente”, por ano, nas ribeiras, terrenos baldios e encostas na cidade do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, estima-se em 227 toneladas, segundo dados avançados pela autarquia porto-novense.

Para a limpeza destes sítios, a Câmara Municipal do Porto Novo tem em andamento, no quadro de um contrato-programa assinado com a Agência Nacional de Águas e Saneamento, uma campanha de limpeza e acções para a mudança de comportamentos em água e saneamento.

Uma nota da edilidade explica que tem sido levado a cabo um trabalho de “limpeza profunda” nos terrenos baldios, ribeiras e encostas dos principais bairros da cidade do Porto Novo para fazer a remoção e limpeza dos mais variados tipos de lixos que são depositados pelas pessoas.

Covoada, Berlim, Chã de Viúva, Ribeira de Corujinha, Chã de Matinho e Chã de Galinheira são alguns dos bairros abrangidos por esta campanha, que incide ainda na sensibilização e comunicação junto das populações, nas escolas, jardins, através da rádio e outros meios com vista a adotar melhores comportamentos que ajudam em boas práticas em saneamento e água.

A autarquia tem estado a apelar à colaboração da população no sentido de “ser mais amiga do ambiente”, guardando o lixo em casa ou que o deixe junto aos contentores para ser recolhido pelas equipas saneamento.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos