Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Mais de 20 mil contos para cultura na retoma do formato tradicional das festas de São João

Porto Novo, 14 Nov (Inforpress) – Mais de 20 mil contos é o investimento previsto para o sector cultural no Porto Novo, em Santo Antão, em 2022, ano em que será marcado pela retoma do formato tradicional das festividades de São João, neste município.

Esta verba consta do plano de investimentos do município para 2022, ano em que a autarquia promete investir na “dinamização da cultura”, apostando na retomada, em condições normais, das festas de São João, santo padroeiro, que têm lugar ao longo do mês de Junho.

O desfile dos grupos de São João, a romaria dos fieis e os grandes bailes no antigo estádio Amílcar Cabral são os eventos mais aguardados das festividades, que são o principal acontecimento cultural e religioso deste município.

Estas comemorações foram suspensas nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19, embora em 2021 as festividades tenham sido marcadas por algumas actividades culturais, além de peregrinação em moldes diferentes e com a missão solene.

A imagem do santo padroeiro foi transportada a partir da Ribeira das Patas até à cidade do Porto Novo, num trajecto de mais de 20 quilómetros, não aos sombros dos fiéis, mas sim de carro, o que se verificou pela primeira vez na história da romaria.

A promoção do ensino da música e reforço do laboratório experimental e design são outras acções previstas para o concelho do Porto Novo no ano que vem, que será marcado ainda pela retoma de outras festas populares.

JM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos