Porto Novo: MAA tranquiliza agricultores quanto à chegada dos equipamentos para o furo em Chã de Norte

Porto Novo, 23 Nov (Inforpress) – Os novos equipamentos para o furo em Chã de Norte, no interior do Porto Novo, Santo Antão, já estão em Cabo Verde, devendo ser instalados “nos próximos dias”, conforme garantias do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que, ainda no decorrer deste mês de Novembro, o furo estará equipado, ficando, assim, ultrapassado, o problema de água que afecta, há três meses, os agricultores em Chã de Norte.

Os equipamentos (bomba e tubos hidroroscados), adquiridos em Espanha, já se encontram no país, pelo que, até à próxima semana, o furo de Chã de Norte retomará o fornecimento de água aos lavradores locais, que dizem ter perdido toda a produção devido à falta de água que afectou a agricultura local, nos últimos meses.

Joel Barros reconhece que a situação por que passam os agricultores em Chã de Norte é “preocupante”, mas garante a resolução do problema ainda a tempo de os agricultores iniciarem as sementeiras da batata comum, muito produzida nessa localidade.

Além da batata comum, a cenoura e a batata doce são outros produtos bastante cultivados em Chã de Norte, onde mais de 50 famílias praticam a actividade agrícola.

O representante dos agricultores, Ivanildo Dias, que tem alertado para a “situação muito complicada”, no seio dessas famílias, regozijou-se com o facto de o problema de água em Chã de Norte estar com os dias contados.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos