Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: MAA investe mais de três mil contos na valorização do parque natural de Tope de Coroa

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – O projecto de valorização do parque natural de Tope de Coroa, no Porto Novo, em Santo Antão, já foi retomado, com investimentos que ultrapassam os três mil contos, confirmou hoje o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, explicou que este montante consta de dois contratos-programa assinados com as associações do Planalto Norte, zona onde se situa o parque natural de Tope de Coroa, as quais já estão a realizar as acções previstas no quadro deste projecto.

Com a associação Luz Verde do Norte, foi firmado um contrato, no valor de dois mil contos, para a continuação do muro de protecção do parque natural.

Também, com a associação Tope de Coroa, igualmente sediada no Planalto Norte, foi assinado um contrato, que ultrapassa um milhar de contos, para a produção e fixação de plantas nessa área protegida.

Estas associações vinham alertando para a necessidade de se prosseguir com as intervenções no parque de Tope de Coroa, com vista à protecção das espécies de plantas endémicas, que estão em risco, devido ao pastoreio livre.

O presidente da associação Luz Verde do Norte, António Lima, lembra que a conservação da biodiversidade no parque natural de Tope de Coroa, com uma área de 8.491 hectares de extensão, tem sido “uma preocupação constante” das associações desse planalto.

O parque natural de Tope de Coroa, criado em 2003, dispõe de 61 por cento de espécies endémicas de plantas típicas de Cabo Verde, dos quais 25% estão na lista de espécies em vias de extinção.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos