Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Santo Antão, está “a envidar todos os esforços que ao seu alcance” para travar a disseminação da praga de lagarta do cartucho do milho neste concelho.
Quem o diz é o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, que assegurou à Inforpress que os técnicos deste ministério, com o envolvimento dos agricultores, estão a travar “um combate forte” contra esta praga que ameaça a sementeira do milho, praticamente, em todo o concelho.
Os técnicos, segundo este responsável, têm sentido o envolvimento dos agricultores nesta acção e isso tem contribuído para “um combate forte” contra esta praga, que está a ser feito em duas frentes, ou seja, através de pesticidas e do lançamento do inimigo natural.
“Temos estado a fazer o máximo para, pelo menos, estagnar o alastramento”, sublinhou Joel Barros, destacando alguns factores que têm, porém, condicionado a luta contra a lagarta do cartucho do milho, com destaque com a dispersão do concelho e escassez de água em algumas zonas.
Praticamente, em todas as localidades, os camponeses têm estado a alertar para o facto de a lagarta do cartucho do milho estar a dizimar esta cultura.
JM/CP
Inforpress/Fim