Porto Novo: Luz eléctrica 24 horas/dia no Planalto Norte só no primeiro trimestre de 2018

 

Porto Novo, 15 Nov (Inforpress) – A energia eléctrica durante 24 horas por dia no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, cujo projecto tem vindo a ser adiado desde os princípios deste ano, será uma realidade no primeiro trimestre de 2018.

A câmara do Porto Novo admite que “questões burocráticas” têm condicionado o arranque efectivo deste projecto, que deverá, entretanto, acontecer ainda no decorrer deste mês de Novembro ou, o mais tardar, nos princípios de Dezembro, conforme admitiu o edil, Aníbal Fonseca.

Nesta altura, aguarda-se pelo desfecho do concurso internacional para contratação de empresa que vai proceder, durante um período três meses, ao fornecimento e à instalação dos sistemas fotovoltaicos no Planalto Norte.

O projecto, cujo início tem vindo a ser adiado desde de Março de 2017, consiste na instalação de um sistema fotovoltaico para a produção energia eléctrica de forma continuada a 68 famílias, distribuídas por seis povoados no Planalto Norte.

Os sucessivos adiamentos do projecto, co-financiado pela cooperação portuguesa e pelo Sistema das Nações Unidas, através do GEF (Fundo Global do Ambiente), tem deixado ansiosa a população dessa localidade que, só em Fevereiro ou Março de 2018, terá energia eléctrica 24 horas/dia.

Desde 2015, existe nesse planalto um micro-central, que funciona com base em gasóleo, que consegue apenas fornecer cinco horas de energia por dia.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos