Porto Novo, 07 Jun (Inforpress) – O grupo teatral Juventude em Marcha, do Porto Novo, regressa hoje a Cabo Verde, depois de uma digressão que durou cerca de um mês, à Europa, a convite dos emigrantes radicados em Portugal, Luxemburgo e Espanha.
Juventude em Marcha, nesta tournée, exibiu a peça “Partilha das Almas”, uma comédia baseada numa dramaturgia com temáticas que despertam curiosidade dos espectadores, segundo o actor Jorge Martins, líder do grupo.
“No espaço metafísico, São Miguel Arcângelo, no paraíso, e o diabo, no inferno, partilham as almas que, de acordo com as obras praticadas na terra, cada um, previamente, já sabe o destino que lhe é reservado”, explicou.
Segundo Jorge Martins, a digressão decorreu conforme estava, inicialmente, previsto e foi “um sucesso”, com salas de espectáculos, por onde o grupo passou, sempre lotadas.
Em Portugal, Juventude em Marcha actuou, nos dias 13 e 14 de Maio, em Carnide, Lisboa, e no Luxemburgo essa companhia de teatro, a mais antiga de Cabo Verde em actividade, actuou em Ettelbrouk.
A Espanha, na última etapa da digressão, este conceituado grupo teatral, já com 33 anos de existência, actuou em Madrid, onde repetiu a mesma proeza, em termos de qualidade de espectáculo e de assistência, conseguida em Portugal e Luxemburgo.
A digressão se enquadrou no âmbito das comemorações do vigésimo terceiro aniversário da criação do grupo, fundado em Março de 1984 no Porto Novo, celebrações que começaram, em Março, com a realização, em Santo Antão, de um fórum sobre o teatro.
JM/CP
Inforpress/Fim