Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Hospital e redes de esgotos entre as “prioridades” dos porto-novenses

Porto Novo, 04 Out (Inforpress) – A construção de um hospital e de uma rede de esgotos têm sido apontados pelos munícipes como sendo as prioridades para o município do Porto Novo, com “muitas vulnerabilidades” a nível da saúde e saneamento.

“Está à vista de todos que o actual centro de saúde tem muitas vulnerabilidades e já não serve às necessidades dos 17 mil habitantes deste concelho”, declarou o munícipe Miguel Gomes, propondo “uma reflexão” sobre a necessidade de se construir um hospital no Porto Novo.

O outro munícipe José Silva defende, igualmente, que “o hospital devia ser uma prioridade” para Porto Novo, já que o actual centro de saúde já não atende às exigências dos utentes.

Uma nova rede de esgotos está, também, entre os projectos mais desejados pelos porto-novenses, que se têm queixado da “situação caótica” em que se encontra a cidade do Porto Novo a nível de gestão e tratamento de resíduos líquidos.

Segundo João Lopes, residente nesta urbe, o hospital e a rede de esgotos são os dois projectos de que Porto Novo necessita nesta altura e que “deve merecer a atenção do Governo”.

Porto Novo tem, desde o ano de 2000, uma rede de esgotos já saturada e que cobre apenas 20 por cento dos dez mil habitantes desta cidade.

A rede de distribuição de água, já considerada obsoleta e com muitas deficiências, tem preocupado, igualmente, os munícipes, que clamam por uma nova infra-estrutura.

António Santos, morador na parte mais alta da cidade do Porto Novo, informou que muitas zonas enfrentam problema de água, devido às deficiências na rede de água.

A água não tem chegado com regularidade às zonas de Alto Peixinho, Alto São Tomé, Chã de Matinho, Galinheira, por causa dos problemas que a rede, já com 20 anos de existência, apresenta há já muito tempo.

Outras aspirações dos portono-venses prendem-se com a necessidade de uma ponte entre os bairros de Chã de Itália e Branquinho, para descongestionar a única via (a avenida Amílcar Cabral) que liga os dois lados da cidade do Porto Novo.

A cidade do Porto Novo receberá, nos próximos três anos, no âmbito do projecto de água e saneamento da ilha de Santo Antão, investimentos no alargamento da rede de esgotos e da rede de água, segundo o Governo.
JM7JMV
Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos