Porto Novo, 04 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inaugura hoje o sistema de abastecimento de águia ao Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, “um dia especial e de muita alegria” para os 600 habitantes, informou o porta-voz, Manuel Lima.
Manuel Lima, que é também delegado municipal, disse à Inforpress que os oito povoados que enformam o Planalto Norte estão “em festa” com a entrada, a partir de hoje, em funcionamento do sistema de adução e bombagem de água, que resolve, definitivamente, “a situação de penúria” do líquido precioso, neste planalto.
Este responsável lembrou que a água potável no Planalto Norte é a realização de “um sonho” acalentado há 35 anos.
“Desde 1998 estávamos a aguardar pela chegada de água potável ao Planalto Norte. Finalmente, este dia chegou. É a realização de um sonho de décadas”, sublinhou Manuel Lima, ressaltando o impacto deste projecto, que custou ao Governo mais de 90 mil contos, na melhoria das condições de vida das pessoas.
O Governo, através de uma nota de imprensa, disse que a entrada em funcionamento do sistema de abastecimento de água ao Planalto Norte reveste-se de “particular relevância” já que vai “promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de Planalto Norte, através do acesso à água potável para consumo humano, mediante a utilização de tecnologias limpa, que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas”.
O projecto foi financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura (programa POSER) em 92 mil contos e contou ainda com parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), a Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), Cooperação Luxemburguesa e dos Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
JM/ZS
Inforpress/Fim