Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Governo vai mobilizar recursos para efectivo ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas

Porto Novo, 06 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, assegurou, segunda-feira, no Porto Novo, que o Governo vai mobilizar recursos para a efectivação das intervenções identificadas no quadro do ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, Santo Antão.

“Há um estudo de ordenamento da bacia da Ribeira das Patas, que já foi validado. Agora o que temos que fazer é mobilizar recursos para a efectivação das intervenções que o estudo identifica”, explicou Gilberto Silva, durante uma deslocação a esse vale, no arranque de uma visita a Santo Antão.

Segundo o ministro, o Governo vai proceder às obras de uma forma faseada com recursos mobilizados internamento e através da cooperação para “o efectivo ordenamento” dessa bacia hidrográfica, que constitui uma aspiração dos agricultores locais.

O projecto de ordenamento da bacia da Ribeira das Patas abarca, numa primeira fase, a prospecção de água sub-terrânea em Lagoa/Catano, com a execução de um furo e seu equipamento com sistema fotovoltaico, além de conversão dos terrenos de sequeiro em parcelas irrigadas e a instalação de sistema de rega gota-a-gota.

Em toda a ilha de Santo Antão, os investimentos previstos nas bacias hidrográficas (Ribeira das Patas, Jorge Luís/Ribeira da Cruz e Garça), deverão atingir, até 2023, um montante de 300 mil contos, incidindo na mobilização de água, a recuperação de solos e na correcção torrencial.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos