Porto Novo: Governo vai continuar com apoios aos criadores de gado face à escassez de chuvas – ministro

Porto Novo, 28 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente anunciou hoje, em Santo Antão, que o seu ministério vai continuar com os apoios aos criadores no Porto Novo, face à ocorrência de mais um ano de seca neste concelho.

Gilberto Silva falava no término de uma visita de dois dias a Porto Novo, onde, admitiu, há “zonas mais críticas do ponto de vista de produção” decorrentes da escassez de precipitações, como é caso do Planalto Norte, que tem “um enorme potencial” no domínio da pecuária.

“Estamos a falar de uma zona árida, onde choveu menos. Há sítios onde choveu muito pouco e vamos ter que desenvolver acções no sentido de continuarmos com os apoios aos criadores para prosseguirem com a sua actividade”, explicou o ministro, que anunciou a realização de um projecto que vai, precisamente, nesse sentido.

Trata-se de um projecto que permitirá a criação de uma nova forma de manejo dos animais nos currais para possibilitar a recuperação dos campos de pastagem e a implantação de um sistema de recolha e conservação do pasto, criando assim as condições para que os homens do campo sejam “mais resilientes” face à temática da seca.

“Chegamos a um entendimento com os criadores para desenvolvermos um projecto que permita a contingentação dos animais nos curais, mas também a recuperação dos campos de pastagem e implantação de um sistema de recolha e conservação do pasto para o gado”, notou o governante.

Com isso, os criadores vão poder estar “mais preparados” em relação às secas e poder obter maior produção de leite e do queijo, entende Gilberto Silva, que defendeu uma outra forma de desenvolver a pecuária “adaptada à situação de falta de chuvas”, que afecta este concelho, nos últimos anos.

Depois de dois dias no Porto Novo, o ministro da Agricultura e Ambiente vai estar, esta segunda, no Paul, dando seguimento a sua visita a Santo Antão para avaliação do ano agrícola, na ilha.

Nos dias 30 e 31 de Outubro, Gilberto Silva estará em Ribeira Grande, cumprindo a última etapa a Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos