Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Governo assevera viabilização da indústria de pozolanas por “investidor de referência” no sector

Porto Novo, 16 Mar (Inforpress) – As pozolanas no município do Porto Novo serão dinamizadas por “um investidor de referência” na indústria cimenteira, que está a ser escolhido pelo Governo, anunciou hoje, em Santo Antão, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Ulisses Correia e Silva, que, esta terça-feira, terminou uma visita de um dia a esta ilha, assegurou que já existe uma decisão do Conselho de Ministros (CM) no sentido de “resolver o problema das pozolanas, que se arrasta há vários anos” com a empresa Cabocem (fecho da unidade de produção).

O ministro das Finanças tem a autorização para, em consequência, seleccionar “um investidor de referência” no sector de produção de cimentos para “viabilizar” esta indústria, que está paralisada desde 2013.    

“O CM já deu a autorização ao ministro das Finanças para fazer todas as negociações para fechar o processo com a Cabocem e posso garantir que vai ser fechado com sucesso”, notou o chefe do Governo, destacando o potencial que Santo Antão possui no sector das pozolanas.

Entre o Estado de Cabo Verde e a Cabocem, empresa criada por um grupo de investidores italianos para explorar as pozolanas, foi estabelecido, em 2005, altura em que foi instalada a unidade de produção, um contrato de concessão da exploração deste recurso natural, por um período de 25 anos.

Porém, a produção do cimento pozolânico foi interrompida, em Agosto de 2018, com o encerramento da unidade, por alegadas dificuldades financeiras.

As reservas de pozolana estão estimadas em 10 milhões de toneladas, concentradas, sobretudo, nas proximidades da cidade do Porto Novo (Brejo, Fundão, Ribeira Fria e Gamboesa).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos