Porto Novo, 19 Out (Inforpress) – A exibição de um filme sobre São João Paulo II e uma palestra sobre o antigo papa são algumas actividades que marcam o primeiro aniversário da paróquia da Ribeira das Patas, Porto Novo, que tem este santo como patrono.
O programa comemorativo do primeiro ano de criação da paróquia de São João Paulo II tem como ponto alto a celebração, este domingo, na capela da Ribeira das Patas, da missa solene em honra ao patrono desta paroquia, proclamada, a 22 de Outubro de 2017, pelo bispo de Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.
Esta sexta-feira, o destaque do programa, que decorre desde o dia 16 de Outubro, vai para uma noite cultural com grupos culturais (música e dança) da Ribeira das Patas e da cidade do Porto Novo, evento que conta ainda com a animação do actor teatral César Lélis.
A paróquia de São Paulo II, a segunda criada no concelho do Porto Novo, foi proclamada há um ano por D. Ildo Fortes que, na ocasião, enalteceu a importância da iniciativa que, a seu ver, “foi bem acolhida pela comunidade católica”.
João Paulo II, de nome de baptismo Karol Jósef Wojtyla, pisou, em 1990, o solo cabo-verdiano, naquela que foi, até agora, a única visita de um papa a Cabo Verde.
O pontificado deste antigo papa, que nasceu em 1920, na Polónia, começou em Outubro de 1978 e terminou em Abril de 2005, com a sua morte, sendo dele o terceiro maior pontificado, durante o qual visitou 129 países, entre os quais Cabo Verde.
JM/ZS
Inforpress/Fim