Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Famílias em Chã de Norte conseguem primeiras colheitas quatro meses depois da retoma da agricultura

Porto Novo, 20 Ago (Inforpress) – As famílias em Chã de Norte, interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, conseguiram já as primeiras colheitas, depois da retoma, em Abril, da actividade agrícola nessa localidade, segundo o representante dos agricultores, Ivanildo Santos.

Segundo este agricultor, cenoura e batata doce são os produtos que já estão a ser cultivados no perímetro agrícola de Chã de Norte, depois do relançamento, há quatro meses, da agricultura nesse vale, actividade que esteve paralisada durante um ano, devido à crise de água para a irrigação.

Tratou-se de um problema provocado por uma avaria no sistema de bombagem do furo, que paralisou, durante um ano, toda a actividade agrícola em Chã de Norte, deixando em “sérias dificuldades” os 52 agricultores locais.

Ivanildo Santos disse constatar que a vida das famílias já começou, com as primeiras colheitas, a retomar a normalidade nessa comunidade, depois de passarem um ano de braços cruzados, à espera da resolução do problema no sistema de bombagem do furo.

O ministério da Agricultura e Ambiente investiu mais de cinco mil contos na remodelação de todo o sistema de bombagem do furo em Chã de Norte, um dos mais produtivos do concelho do Porto Novo, com capacidade para produzir 25 metros cúbicos por hora.

A inauguração dos equipamentos aconteceu em Julho, durante uma visita a Porto Novo do primeiro-ministro, que procedeu ainda à entrega definitiva das parcelas às famílias.

JM /ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos