Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Famílias em Chã de Feijoal preocupadas com situação da energia eléctrica nessa comunidade

Porto Novo, 15 Jul (Inforpress) – As 15 famílias em Chã de Feijoal, no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, voltam a manifestar a sua preocupação com a situação da energia eléctrica nessa localidade, marcada pelo deficiente funcionamento da central fotovoltaica local.

Conforme os moradores, essa central, instalada, já há alguns anos, com o financiamento do programa das pequenas subvenções do Fundo Mundial do Ambiente (GEF), em cinco mil contos, não consegue, actualmente, fornecer energia eléctrica de forma continuada, devido a problemas técnicos.

A associação local confirma que essa unidade, com capacidade para cinco watts, inicialmente, fornecia energia eléctrica durante 24 horas/dia às 15 famílias, mas, nesta altura, por causa de problemas técnicos, não consegue sequer disponibilizar luz durante 12 horas/dia.

Em resposta, a edilidade portonovense já garantiu que está a mobilizar parcerias para o reforço da central fotovoltaica de Chã de Feijoal, visando o restabelecimento da luz eléctrica durante 24 horas por dia, nessa comunidade.

A energia eléctrica no Planalto Norte é assegurada por duas centrais fotovoltaicas solares – a de Chã de Feijoal e uma outra instalada, em Janeiro, em Chã de Cruz, beneficiando 50 famílias das comunidades de Chã Dura, Morrinho D’Égua, Chã de Cruz, Água das Patas e Chã de Manuelino.

Ainda no decorrer deste ano, Pascoal Aves, também outro povoado desse planalto, terá energia através de instalação de kits solares, projecto a cargo da associação local, financiado, em cerca de cinco mil contos, através do GEF.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos