Porto Novo, 28 Set (Inforpress) – A fábrica de queijo de Bolona, no Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, instalada em 2002, foi encerrada em 2011, por alegadas dificuldades de funcionamento, e desde essa altura está de portas fechadas.
A associação de criadores locais insiste no reaproveitamento dessa fábrica para a produção de derivados do queijo, como requeijão e iogurtes ou, então, a sua deslocalização para um sítio que ofereça melhores condições de funcionamento.
A fábrica de queijo de Bolona, que representou um investimento de mais de um milhão de euros, co-financiado pela cooperação italiana, tem capacidade para produzir, diariamente, 180 quilos de queijo, além de outros produtos, como requeijão e iogurtes.
A produção do queijo no Planalto Norte é assegurada por um grupo de 20 a 30 criadores, que sugerem que essa unidade deveria ser reaproveitada para produzir iogurtes, aliás, uma ideia avançada, já há algum tempo, pelos próprios responsáveis da fábrica.
A Inforpress, apesar das tentativas, não conseguiu obter uma reacção dos responsáveis dessa unidade que está de portas fechadas há nove anos.
JM/ZS
Inforpress/Fim