Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Extensão da rede de esgotos e instalação da ETAR arrancam no 2º trimestre de 2018 – edil

 

Porto Novo, 25 Out (Inforpress) – As obras de ampliação da rede de esgotos e instalação da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) no Porto Novo, Santo Antão, estarão a iniciar-se a partir do segundo trimestre de 2018, anunciou hoje o edil porto-novense.

Aníbal Fonseca assegurou que, ainda em 2017, ficará, “definitivamente assinado” o acordo de financiamento entre o Governo e o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea) para a implementação desses investimentos que visam tornar Porto Novo um município saudável atractivo e competitivo.

O autarca falava a propósito da assinatura, semana passada, com o Governo dos contratos com os fundos de sustentabilidade do turismo e do ambiente para a execução de projectos municipais já a partir deste ano, entre os quais a aquisição de equipamentos de recolha de lixo (uma viatura e contentores), a requalificação das localidades e das praias de Curraletes e do Tarrafal de Monte Trigo.

No quadro dos contratos plurianuais assinado com o Governo no âmbito desses fundos, Porto Novo receberá, ainda a partir deste ano, quase 140 mil contos, para projectos municipais nesses dois dominós, segundo o autarca.

Entre o Governo e Badea está a ser negociado um pacote estimado em dez milhões de euros (um milhão e 200 mil contos) nos domínios de saneamento e água para a ilha de Santo Antão, cabendo ao município do Porto Novo um montante de 750 mil contos para a extensão da rede de esgotos, instalação da ETAR e melhoria na rede de distribuição de água, na cidade.

Além dos investimentos no saneamento e água, o Governo já assegurou ainda ao município cerca de 140 mil contos para o financiamento, entre 2018 e 2019, das obras de requalificação da orla marítima da cidade do Porto Novo.

“Num horizonte 2018/2019, estamos a falar de investimentos públicos de mais de um milhão de contos no município do Porto Novo nos domínios de água e saneamento”, sublinhou o edil, destacando a construção da estrada para Tarrafal de Monte Trigo e o programa de requalificação habitacional e acessibilidades.

O Governo, através do ministro das Finanças, Olavo Correia, garantiu estar a discutir, com o Badea, futuros projectos para Cabo Verde, com destaque para o saneamento das cidades no país, “a começar por Porto Novo, já para 2018”.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos