Porto Novo, 07 Set (Inforpress) – Os moradores em Chã de Norte, no interior do município do Porto Novo, voltaram hoje a reclamar obras de reabilitação na estrada de acesso à localidade para facilitar o transporte dos alunos que frequentam o ensino secundário.
O porta-voz dos habitantes, Adriano Tavares, explicou à Inforpress que devido à “falta de condições” da estrada Chã de Norte/Ribeira da Cruz, os autocarros da Câmara Municipal do Porto Novo não conseguem chegar a esse povoado, obrigando os alunos a fazer o trajecto de quatro quilómetros a pé.
Segundo a mesma fonte, “dezenas de crianças” fazem o percurso a pé entre Chã de Norte e Ribeira da Cruz para apanhar o transporte escolar até à Ribeira das Patas, onde frequentam a escola secundária, lembrando que o Governo tem vindo, nos últimos anos, a prometer intervenções nessa via.
Disse ainda que os pais e encarregados de educação estão preocupados com o facto de os seus educandos serem obrigados a percorrer os quatro quilómetros a pé, porque a estrada não tem condições para a circulação dos autocarros.
Os agricultores locais têm vindo também a pedir a requalificação da estrada de acesso à Chã de Norte, alegando dificuldades no escoamento dos produtos.
A requalificação da estrada Ribeira da Cruz – Chã de Norte faz parte do plano de desenvolvimento sustentável do município do Porto Novo para o período 2020/2030.
A construção da estrada de acesso a Dominguinhas e a requalificação das estradas de acesso à Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes constam também do plano de desenvolvimento sustentável do Porto Novo, sendo que as duas últimas vias vão ser requalificados em 2024, segundo anúncio do próprio Governo.
JM/AA
Inforpress/Fim