Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Estado do desporto continua a dividir opiniões entre dirigentes e edilidade

Porto Novo, 02 Dez (Inforpress) – O estado em que se encontra o desporto no Porto Novo, Santo Antão, continua a dividir opiniões ente a edilidade porto-novense e os dirigentes de clubes, que consideram que a actividade desportiva “tem estado a regredir” nesta região desportiva.

Jairson Tavares e Nelson Bartolomeu são alguns dos dirigentes desportivos que entendem que o desporto na região do Porto Novo tem regresso, mas o vereador do desporto da edilidade, Nilson Sabris, responde com obras realizadas nos últimos anos e com o surgimento de novas associações e modalidades, neste município.

Num recente encontro com o ministro Adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, aquando da sua visita a Porto Novo, os dirigentes de clubes manifestaram a sua preocupação face ao estado actual do desporto neste município, que, a seu ver, regrediu tanto a nível competitivo como em termos de organização.

Nelson Bartolomeu disse que o desporto neste município tem estado “a retroceder e muito” nos últimos anos, lembrando que Porto Novo já esteve no “topo” do desporto nacional, com realização de importantes competições nacionais, como o inter-ilhas de futebol e finais do campeonato nacional desta modalidade.

A nível competitivo, Porto Novo, entre outros feitos, já conquistou um campeonato nacional de voleibol sênior masculino, esteve em duas finais nacionais no futebol sênior masculino e esteve no pódio nacional na modalidade de basquetebol júnior masculino.

Nesta altura, o desporto está em “declínio”, no entender de Jairson Tavares, recordando que há dez anos havia dinamismo em todas as modalidades e um Estádio Municipal em “boas condições” para a prática do futebol.

O vereador do Desporto considera, entretanto, “precipitada a avaliação” dos agentes desportivos sobre a situação do desporto no Porto Novo, considerando que não existem “dados científicos” que sustentam esta conclusão.

Em matéria de infra-estrutura, Nilson Santos informou que, entre 2016 e 2020, foram contruídas placas desportivas na Ribeira da Cruz, Ribeira Fria e em Lagoa de Ribeira das Patas, além de um campo relvado de sete na cidade do Porto Novo.

Foi ainda reconstruído o polivalente de Lombo de Figueiras, requalificado o campo de futebol de Cirio, na Ribeira das Patas, e instalado parques fitness em Curraletes e na Ribeira das Patas, declarou.

Foi ainda atribuído subsídio aos clubes federados e assinados protocolos de cooperação e subsidiação de diferentes  modalidades, informou Nilson Santos,  recordando que, neste período, realizaram-se alguns eventos nacionais, como gala do desporto cabo-verdiano, primeira final do campeonato de Cabo Verde de futebol à uma mão e primeira final da Supertaça de Cabo Verde.

Cabo Verde Triangle Trail e copa futsal do Porto Novo são outros acontecimentos desportivos que têm merecido apoio da autarquia, segundo o vereador, reconhecendo, porém, que o município do Porto Novo tem “desafios ainda importantes em matéria do desporto”, sobretudo a nível de reabilitação de infra-estruturas e construção de novos espaços.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos