Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Estado anémico do gado preocupa criadores que continuam a perder os animais – associação

Porto Novo, 13 Jan (Inforpress) – Os criadores de gado na zona baixa do município do Porto Novo, Santo Antão, alertaram hoje para o estado anémico do gado caprino e dizem que os animais continuam a morrer depois do parto.

O alerta partiu do representante da associação local dos criadores de gado, Romeu Rodrigues, que explicou que, por estarem “muito debilitados”, os animais, concretamente cabras, acabam por morrer logo depois do parto.

As declarações deste responsável surgem depois de muitos criadores terem denunciado nos últimos dias a morte de “muitas cabras” devido ao seu estado de desnutrição, uma situação que, avançou, se prende com a falta de ração no mercado há “vários meses”.

“Estamos a enfrentar cinco anos de seca seguidos. Não há pasto e há vários meses que não há ração e nem milho no mercado”, lamentou este representante dos criadores de gado, que receia que os animais continuem a morrer, se o problema de ração não for resolvido “o quanto antes”. 

Este responsável disse, porém, ter a indicação da empresa responsável pelo fornecimento da ração de que o problema pode ficar resolvido na “segunda quinzena de Janeiro”.

No Planalto Leste, mais precisamente em Lagoa, a associação Luz Viva conseguiu, com o apoio da Câmara Municipal do Porto Novo, adquirir esta semana 60 sacos de ração que aliviou os criadores, alguns dos quais estavam a recorrer à compra de arroz para dar aos animais.

Com a disponibilização da ração no mercado, os 500 criadores de gado no município do Porto Novo vão ter a possibilidade de adquirir o produto com 30 por cento de desconto, segundo o contrato firmado entre o Ministério da Agricultura e Ambiente e uma empresa local de comercialização de ração.

JM/ZS

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos