Porto Novo: Equipamentos para furo de Manuel Lopes já estão no local e começam a ser instalados esta sexta-feira

Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) – Os novos equipamentos para o furo de Manuel Lopes, no Porto Novo, Santo Antão, já se encontram no local e começam a ser instalados esta sexta-feira, devendo o fornecimento de água nessa localidade seja reposta na próxima semana.

Há seis meses que, devido à uma avaria no sistema de bombagem do furo local, Manuel Lopes enfrenta o problema de água para agricultura, que levou a perda de toda a produção agrícola nessa localidade, segundo os agricultores afectados, que falam em mais de quatro mil contos prejuízos.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) reconhece “o impacto altamente negativo” que a avaria teve na produção agrícola em Manuel Lopes, mas garante para, os próximos dias, a resolução do problema de água, com a instalação de um novo sistema de bombagem nesse furo.

Até Dezembro, o furo de Manuel Lopes passará a funcionar com base em energia solar, graças a um projecto financiado pelo MAA, no quadro do Poser (programa de promoção das actividades socio-económicas rurais), que vai diminuir o custo de produção de água para a agricultura.

Também, em Chã de Norte, outro vale do interior do Porto Novo, os agricultores locais passam, há três meses, pelo problema de água, igualmente, derivado de uma avaria no furo dessa localidade, que será resolvido ainda na primeira quinzena deste mês, segundo ainda o MAA.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos