Equipa do IPC no Porto Novo com elevação das festas de São João a património imaterial nacional na agenda

 

Porto Novo, 20 Jun (Inforpress) – Uma equipa do Instituto do Património Cultural (IPC) encontra-se no Porto Novo para discutir com os responsáveis locais e a sociedade porto-novense as condições para elevação das festas de São João a património imaterial nacional.

As festividades de São João no Porto Novo são, desde Junho de 2013, património cultural imaterial municipal, por deliberação da Assembleia Municipal, pretendendo agora o executivo camarário pedir ao Governo o reconhecimento dessas festas com património cultural imaterial nacional.

Esta terça-feira, a equipa IPC tem agendado um encontro com a Câmara Municipal e os munícipes para debate desta questão.

A edilidade tem estado a defender que as festividades de São João no Porto Novo devem ser reconhecidas como património cultural imaterial nacional, “condição fulcral” para a dinâmica que se pretende impor à uma das maiores manifestações populares de Cabo Verde.

As festas de São João no Porto Novo têm com momento alto a peregrinação dos fieis, transportando aos ombros a imagem do santo padroeiro, entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, num percurso de 22 quilómetros.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos